16°C 26°C
Ubatã, BA
Publicidade
Anúncio

Pré-vestibular gratuito, Universidade Para Todos promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia

As atividades de acolhimento aos estudantes estão sendo desenvolvidas pela UNEB, UESC, UESB, UEFS, UFRB, UFOB e UFSB. O post Pré-vestibular gratui...

03/05/2024 às 19h18
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Fotos: Danilo Oliveira/Uneb
Fotos: Danilo Oliveira/Uneb

Uma semana integradora para orientar os estudantes sobre o funcionamento do Programa Universidade Para Todos (UPT) marca o início das atividades 2024 do pré-vestibular gratuito oferecido pelo Governo da Bahia. A novidade, este ano, é que as atividades de acolhimento aos estudantes estão sendo desenvolvidas pelas universidades parceiras do programa: UNEB, UESC, UESB, UEFS, UFRB, UFOB e UFSB. As aulas do UPT, deste ano, começam nesta segunda-feira (6).

A Universidade do Estado da Bahia, por exemplo, realizou nessa quinta-feira (3), no seu auditório, um aulão com o tema “Como as emoções afetam a organização dos estudos e a escolha profissional?”. Os eventos de acolhimento prosseguem nesta sexta-feira (3), às 18h30, via Google Meet, tendo à frente a UESC, que abordará o tema “As políticas de acesso e permanência no Ensino Superior. Também nesta sexta, a UESB promove, às 19h, via Youtube. O encontro sobre “A importância de ser UPT”, quando serão apresentadas as ações a serem desenvolvidas ao longo do ano. Já no dia 6, às 19h, no Auditório 2 – Módulo I da UEFS, o diálogo será em torno da “Universidade impulsionando o seu futuro!”. Durante os encontros, a comunidade escolar tem a oportunidade de conhecer as ações pedagógicas do UPT voltadas ao fortalecimento da política de acesso e permanência ao Ensino Superior dos concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública.

Fotos: Danilo Oliveira/Uneb
Fotos: Danilo Oliveira/Uneb

Heloise Gabriele Almeida dos Santos, que está cursando o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Rubem Dario, é uma delas. “Tenho as melhores expectativas possíveis com o cursinho e espero aprender bastante o conteúdo que cai nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em um ano muito proveitoso e passar no vestibular para Direito”, disse a estudante. Quem também está entusiasmada também é Nubia Cardoso, 3º ano do Colégio Estadual Roberto Santos. “O curso do UPT vai ser uma ajuda, um empurrão para seguirmos em frente rumo aos nossos objetivos futuros, que é entrar para a universidade”, contou a estudante, que está dividida entre as áreas de Artes Cênicas e Economia.

A coordenadora-geral do Universidade Para Todos, Patrícia Machado, destacou que o UPT, além de ter suas aulas iniciadas mais cedo este ano, o programa teve seu número de vagas ampliado para 19.426. “São ações que vão fortalecendo cada vez mais o programa, que conta com sete universidades parceiras, tendo como novidade que são duas universidades federais ao lado das estaduais, e atua em 345 polos de funcionamento dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Esta semana integradora está sendo muito importante para que possamos olhar no olho de nossos alunos, dizer a eles que estamos juntos no fortalecimento da aprendizagem, os preparando para os processos seletivos. É mais um ano de comemoração e responsabilidade do Governo do Estado e das universidades parceira nesse alinhamento de propostas que fortaleçam o processo de aprendizagem e preparar nosso estudante para ingressar nas nossas universidades estaduais”.

Fotos: Danilo Oliveira/Uneb
Fotos: Danilo Oliveira/Uneb

As aulas do UPT acontecem de segunda a sexta-feira, abordando os componentes curriculares de Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e são ofertadas e desenvolvidas pelas universidades públicas parceiras, a partir de estratégias interdisciplinares e com a participação dos monitores e a interação dos estudantes. Aos finais de semana, a maratona do conhecimento prossegue com a oferta de atividades complementares, como aulões, simulados, orientação profissional, giro das profissões e oficinas, com a participação dos monitores e a interação dos estudantes.

Fonte: Ascom/Uneb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias