16°C 26°C
Ubatã, BA
Publicidade
Anúncio

Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador

Evento reúne mais de 100 representantes dos estudantes secundaristas, do ensino técnico e universitários de todo estado. O post Estudantes baianos...

03/05/2024 às 20h33
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Yasmim Marinho/SEC
Foto: Yasmim Marinho/SEC

Os caminhos para o fortalecimento do protagonismo estudantil estão entre os assuntos discutidos no Encontro de Grêmios Escolares e Entidades Estudantis da Bahia, que esta acontecendo, nesta sexta-feira (3), no Hotel Fiesta em Salvador, onde estão reunidos mais de 100 representantes dos estudantes secundaristas, do ensino técnico e universitários dos 27 territórios de identidade baianos.

Na pauta, estão sendo abordados programas, projetos e políticas de assistência estudantil desenvolvidos pelo Governo do Estado e são voltados para a juventude. Entre eles estão os investimentos na área da Educação; as estratégias para fortalecer os grêmios da Bahia; e as ações que visem estreitar o espaço de diálogo com o movimento estudantil.

Foto: Yasmim Marinho/SEC
Foto: Yasmim Marinho/SEC

A secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, destaca que o encontro reflete o compromisso do governo com a democracia e o empoderamento dos jovens. “Este é um espaço de formação continuada para os estudantes conhecerem a estrutura da secretaria, seus projetos, programas e estratégias na melhoria da infraestrutura e da gestão pedagógica. É muito importante que os estudantes organizem os grêmios e que eles sejam um instrumento de apoio à gestão na transformação da Educação na Bahia”.

Geovana Alves Miranda, 16 anos, aluna do Ensino Médio, veio do município de Ibipeba, na Microregião de Irecê, onde cursa o 2º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Célia Oliveira Leite. Para ela, a importância do evento é o de proporcionar a troca de experiências entre estudantes de diversas regiões da Bahia. Ela destaca, ainda, a importância do encontro para “ampliar nosso conhecimento sobre as ações da Educação, incluindo os relatos e as experiências positivas dos colegas para aprimorar ainda mais este momento de escuta”.

Foto: Yasmim Marinho/SEC
Foto: Yasmim Marinho/SEC

Para a coordenadora de Políticas para a Juventude da SEC, Larissa Lima, o encontro integra as estratégias da SEC que visam fortalecer os grêmios estudantis e promover uma gestão democrática na escola. Ela enfatiza a realização das mesas temáticas sobre o funcionamento da SEC e os programas de assistência estudantil. “Temos na nossa rede estadual mais de 100 grêmios estudantis, em todos os territórios de identidade. Estamos realizando uma escuta qualificada, bem como a elaboração de um plano de ação em conjunto com os estudantes, no qual incluiremos um calendário de ações para serem desenvolvidas ao longo do ano”.

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias