16°C 26°C
Ubatã, BA
Publicidade
Anúncio

Mutirão regula cerca de 600 pacientes no sábado (4)

Cerca de 600 pacientes foram transferidos neste sábado (4) para unidades da capital e interior pela Central Estadual de Regulação (CER). O post Mut...

05/05/2024 às 14h42
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Ascom/Sesab
Foto: Ascom/Sesab

Cerca de 600 pacientes foram transferidos neste sábado (4) para unidades da capital e interior pela Central Estadual de Regulação (CER). Ao todo, até às 18h, 578 pessoas deixaram a lista de espera. A ação contou com a presença da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

“Nesse mutirão, realizamos um trabalho conjunto para a resolução de problemas relacionados à regulação. Um dos nossos focos foi em pacientes que estão na regulação por necessitarem somente de avaliação por médico especialista ou de algum exame que a unidade em que ele está não possui. Com esse nosso esforço, vamos fazer com que o paciente possa ir a um hospital em que essa demanda possa ser atendida e retorne para a unidade em que estava”, afirmou Roberta Santana.

Durante todo o sábado, os profissionais da CER, além de gestores da Sesab, estiveram em contato permanente com diretores de unidades médicas, buscando solucionar a maior quantidade possível de demandas da lista da regulação. Entre as principais unidades de destino para os pacientes estão Hospital Ortopédico do Estado (HOE), Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e Hospital Ana Nery (HAN).

Foto: Ascom/Sesab
Foto: Ascom/Sesab

Somente neste ano, a CER já avaliou mais de 98 mil pacientes, fruto de solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios baianos. O mutirão é parte de uma série de iniciativas para acelerar as transferências e melhorar o acesso à assistência de alta complexidade em nosso Estado.

A secretária também destacou a importância da inauguração de um equipamento de grande porte, como o novo Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, na expansão da oferta de serviços de saúde na Bahia. O Governo do Estado investiu mais de R$ 200 milhões para construir a unidade que será inaugurada ainda neste mês e que conta com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica. Mais de 800 mil baianos da região serão beneficiados com a abertura do HECB.

Fonte: Ascom/Sesab

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias