16°C 26°C
Ubatã, BA
Publicidade
Anúncio

Alunos da rede escolar de Camaçari participarão de formação em Direitos Humanos, nesta quarta-feira (8)

A Caravana de Direitos Humanos levará serviços gratuitos à comunidade escolar e do entorno do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas. O post ...

06/05/2024 às 15h59
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Juliane Oliveira/SJDH
Foto: Juliane Oliveira/SJDH

Cerca de 3 mil alunos/as da rede estadual de ensino em Camaçari participarão de palestras e oficinas sobre Educação e Cultura em Direitos Humanos, nesta quarta-feira (8), a partir das 8h. A formação faz parte da Caravana de Direitos Humanos no município e é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A ação no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, inclui ainda, a oferta de vários serviços para o fortalecimento da cidadania, a exemplo de emissão de documentos básicos como RG e Certidão de Nascimento.

Além dos/as alunos/as, toda a comunidade escolar, formada por professores, direção e corpo pedagógico de modo geral, terá a oportunidade de imergir em debates cruciais sobre promoção ao respeito, cidadania, proteção de direitos e respeito à diversidade. Temas como letramento LGBTQIAPN+; combate ao capacitismo contra pessoas idosas; direitos da pessoa com deficiência; e acesso à políticas públicas; enfrentamento ao trabalho infantojuvenil e à exploração sexual; combate ao tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão; combate ao racismo; entre outros; serão levados às salas de aula.

“As escolas públicas sempre foram parceiras da ação e têm sido fundamentais para que a Caravana insira o tema da Educação e Cultura em Direitos Humanos no calendário escolar. Com isso, o debate se amplia e a gente consegue incidir nas escolas, provocando novas abordagens educativas, com vistas a difundir o tema dos direitos humanos, promover reflexões e mudanças de cultura e de comportamento”, afirmou Felipe Freitas, secretário da SJDH.

Cidadania

Além das formações na quarta-feira, a Caravana também ofertará, no mesmo dia, das 9h30 às 16h, e na quinta-feira (9) das 8h às 16h, serviços gratuitos de acesso à justiça e promoção da cidadania. O mutirão gratuito levará para a comunidade escolar e para a população do entorno do colégio, emissão da 2ª via de RG; Certidão de Nascimento; Título de Eleitor; emissão do Passe Livre Intermunicipal e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; além de atendimentos administrativos da Embasa e da Coelba; orientação sobre dúvidas, registros e reclamações junto ao Procon-BA; realização de teste de paternidade; entre vários outros serviços.

Fonte: Ascom/SJDH

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias